quinta-feira, 2 de julho de 2015

Equilíbrio corporal e controle postural

 Equilíbrio:

Um corpo está em equilíbrio estável quando, forçado a deslocar-se da sua posição, retorna novamente a ela. Esse equilíbrio ocorrerá enquanto a vertical que passa pelo centro de gravidade cair dentro da superfície de apoio desse corpo. Quanto menor for a superfície, maior será o esforço para mantê-lo em equilíbrio. Um exemplo é o corpo humano, pois nossos pés são pequenos em relação a altura. 
Equilíbrio dinâmico é aplicado  corpos em movimento, a uma velocidade constante seja angular ou linear; ele está entre as forças que estão sendo aplicadas no corpo. A existência do equilíbrio dinâmico depende do controle motor.



Condições para haver o Equilíbrio:

1°: Não haver translação - somatório das forças agindo deve ser igual a zero;

2°: Não haver rotação - somatório dos torques agindo deve ser igual a zero.

Quando as forças não são ortogonais usa-se o plano cartesiano.




Princípios da estabilidade:

- base de apoio, quanto maior mais estabilidade terá.
-altura do centro de gravidade do chão;
-maior linha de ação da força peso
-maior massa corporal



Os pés oferecem grande variedade de funções biomecânicas durante a locomoção, como por exemplo:corpo e apoio de propulsão, estabilidade, locomoção, absorção e manutenção de impactos. Ao amortecer esses impactos do terreno, o pé transmite forças de reação à parte superior do corpo, mantendo a estabilidade corporal.






Controle postural:

 É a habilidade de um indivíduo assumir e manter a posição desejada durante uma atividade estática ou dinâmica .As informações sensoriais, dos sistemas visuais, vestibulares, auditivos e somatossensoriais auxiliam o Sistema Nervoso Central na realização de ajustes posturais.





Testes para medir o controle postural:




- Estabilograma:

 A oscilação do Centro de massa indica o balanço do corpo e a grandeza centro de pressão plantar é resultado da resposta neuromuscular ao balanço do centro de massa, elas podem ser analisadas separadamente.


Artigo:O estudo do COP (centro de pressão plantar) no movimento do chute com o dorso do pé em jogadores de futebol de campo.
http://www.universidadedofutebol.com.br/Artigo/15564/O-estudo-do-COP-centro-de-pressao-plantar-no-movimento-do-chute-com-o-dorso-do-pe-em-jogadores-de-futebol-de-campo












-Apoio unipodal: 














-Alcance funcional:
















- Escala de berg:



Uma revisão sobre centro de gravidade e equilíbrio corporal :

http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/798/1432

Elevamos com facilidade nossa perna quando estamos soltos e em pé. Como parte do experimento, encoste o ombro em uma parede e tente levantar a perna mais afastada, mantendo a mesma posição inicial. Essa experiência,, mostra que o equilíbrio exige um certo deslocamento do corpo para que se mantenha na vertical, passando pelo centro de gravidade e pela base de apoio do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário